quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A viagem dos Neutrinos

Não é sempre que isso acontece, mas nem tão incomum de imaginar, esta semana, cientistas anunciaram que em experimentos, do CERN, a "menor" partícula com massa conhecida, registrou velocidade superior à da luz. A mais de 100 anos um senhor de nome Einstein, afirmava que nada poderia ultrapassar a velocidade da luz. Sua teoria, já foi questionada diversas vezes, mas os dados experimentais sempre corroboravam as previsões da teoria.

Se for verdade, o que mudará? Não faz sentido que uma partícula com massa, se desloque mais rápido que um Photon, que não tem massa, rssss.... Isso dá dor de cabeça... Para piorar ainda imagino se seria possível criar um experimento com um feixe de Gluons, já que eles tem massa zero tb...

Mas vamos aos fatos, reproduzir o experimento não é tarefa simples. Detectar um neutrino, já é bem complicado. Devido ao fato de ser tão pequeno, nosso planeta é transparente para ele. Sim os neutrinos passam por nós, praticamente sem interagir.

A experiência consistiu no seguinte: no CERN (Suíssa), é gerado um feixe de neutrinos apontados por dentro do planeta para um outro laboratório, com capacidade de detectá-los atrás dos alpes, na Itália. O experimento realizou a medição da passagem dos neutrinos entre estes dois pontos distintos, separados por  730Km de distância.


Para validar o experimento é preciso repetir ele em outro laboratório. Os maiores desafios para podermos saber se realmente os neutrinos estão indo mais rápido que a luz, são a precisão e o sincronismo dos eventos. Os maiores especialistas do mundo, estão estudando se em algum dos pontos de medição e sincronização, houve algum erro.

Mas mesmo que os neutrinos sejam as partículas mais rápidas do universo, eu ainda acho que o Einstein é imbatível...


fonte:
http://www.guardian.co.uk/science/2011/sep/24/einstein-e-equals-mc2

Nenhum comentário:

Postar um comentário