domingo, 7 de agosto de 2011

Mauá, RJ

Neste fim de semana tive o prazer de viajar até a cidade de Visconde de Mauá, no RJ, mais precisamente, Maringá, cidedezinha que divide-se em duas partes, uma em MG e outra no RJ. Uma cidade dividida? Nem tanto, apesar da separação, tudo lá se combina, principalmente a comida e o clima de serra e mata virgem.

O lugar é super aconchegante, foi a segunda vez que visitei em 30 anos. Aos 8 anos de idade, tive oportunidade de ir até lá. Fiquei muito curioso em saber se o hotel que havia me hospedado ainda existia. O mapa visual que eu ainda guardava na cabeça, remetia a uma colina, de onde eu conseguia ver um rio de pedras bem raso e um enorme pasto que ficava dos dois lados do rio.

Resolvi investigar a paisagem a medida que passava pela estrada. Afinal resgatar imagens de 30 anos atrás, quando ainda era criança, parecia impossível. A medida que a estrada ia passando, eu ia buscando mais sensações daquele lugar, tentando me ligar aquilo.

Bem que o desafio valeu, de repente, em uma curva, logo à esquerda eu vi, um conjunto de árvores e um prédio baixo, como a sede de uma fazenda. Isto acionou um monte de lembranças, mais do que visuais, ruídos e cheiros principalmente. Ao desconectar a razão e usar a emoção e os sentidos, aquele prédio me fez voltar no tempo. Lembrei do frio, da grama gelada e molhada. O rio, eu não conseguia vê-lo, mas tinha a nítida impressão que do alto da colina, onde eu já havia estado, ele seria visível.

Tudo muito bom exceto por um detalhe, o nome. Sim, aquele lugar chamava-se Refazenda, o que eu conhecia chamava-se Chalés Planalto, como assim? Era isso, meus sentidos diziam que eu havia encontrado, mas precisava confirmar racionalmente.

Seria muito fácil entrar lá e perguntar, certo? Errado, iria acabar com toda a graça, eu precisava de uma forma menos convencional de descobrir aquilo. Continuamos pela estrada, até chegar a parte mais urbanizada da cidade. Lá tinha de tudo, até um baita engarrafamento monstro, por conta de um caminhão e um ônibus que desconheciam o princípio da exclusão de Pauli. Anyway, estacionamos e fomos à pé, depois de uma bela caminhada pelo centro, cruzamos e voltamos pela ponte que liga as duas "metades" da cidade.

Lá pelas 16:00, decidimos almoçar, que belo almoço, trutas defumadas e grelhadas. Na hora de pagar a conta, aproveitei a deixa e fiz a pergunta: "Sabe, eu estive aqui a uns 30 anos, e estou curioso em sabe se o Refazenda era chamado de Chalés Planalto?". A resposta veio rápida: "É sim, eu lembro, eles mudaram de nome". Ahan, eu sabia, "I knew it"...


Aí vai uma foto minha e de minhas irmãs na época, de um dos lados da colina do tal hotel...

Não satisfeito ao chegar em casa, pedi ajuda ao Dr. Google. e eis, abaixo, as respostas.

Hotel Chalés Planalto
Estr Maringá, S/N - Visc.maua
Resende - RJ - CEP: 27525-970
Telefone: +55 (24) 3387-1287


Refazenda Hotel

(24) 3387 1327 / (24) 3387 1287


Observem que o número não mudou.


Em um próximo post vou descobrir por que o nome mudou, talvez eu não goste da resposta, mas...

2 comentários:

  1. Eu adorei curtir essa viagem com você!! Maringá realmente surpreendeu, muito lindo aquele lugar. Voltaremos mais vezes! beijos

    ResponderExcluir
  2. que legal! outro dia estava me perguntando se aquele hotel ainda existia. ADOREI!

    ResponderExcluir