sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Para ler - "Missão Cumprida"

Estou terminando de ler o último livro lançado pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Há nesta peça enormes lições de patriotismo e dedicação a uma causa. Nele, fica claro que a educação e a determinação são os meios mais importantes, que pessoas normais, podem dispor para ter sucesso em suas realizações.

Como já mencionei em outro post, a educação é o caminho, vou usar um exemplo mais direto, a educação é o expresso ("trem bala, que tá na moda") para a melhoria das nossas condições, para uma vida melhor no sentido individual e coletivo.

Mas a determinação, esta, pode ser alcançada por exemplos, como o do Cel. Marcos Pontes, atualmente atuando como Astronauta, Professor, Engenheiro, Palestrante, Consultor, Coacher e Escritor. O exemplo dele pode ser alcançado por todos, basta querer. A linguagem do livro é acessível, e honestamente acho deveria ser adotado em escolas de 2. grau.

Pontes é tão educado, que até nas criticas, fica claro o profissionalismo com que tratou sua carta à Garcia. Durante o desenvolvimento do programa, variantes de pensamento, colocaram em risco os resultados da missão. Só lamento uma coisa, que só tenhamos um astronauta Brasileiro, deveríamos colocar vários em treinamento, parte de um programa de capacitação da nossa industria aeroespacial. As tecnologias necessárias para operações no espaço seriam de grande valia para a indústria nacional.

Mas somos um povo tímido, que ainda não despertou para suas próprias necessidades e seus desejos, um povo humilde que ainda acredita em salvadores, em milagres, que existe uma mão invisível ou um pai governo que irá nos ajudar. Desejo que nosso povo possa realizar grandes feitos, sem jamais perder a humildade e humanidade tão características nossas. Sim, nós podemos, quando quisermos.

Pontes, se um dia ler isso, fica a dica, precisamos atingir o coração das crianças com o exemplo que deu, uma versão infantil do "Missão cumprida", em linguagen acessível aos pequeninos, desenhos, imagens, quem sabe umas licenças poéticas para estimular a imaginação deles. Quem sabe uma versão aprimorada do personagem "Astronauta" do Maurício de Souza, opa, mas o Pontes é bem o jeito do personagem, será que o M.S. teve uma premonição sobre quem seria o nosso primeiro "Astronauta"?. Eu lia muito gibi do Maurício, e eu fui muito influenciado para o bem. A linguagem para as crianças terá que incorporar o Face, G+, Twitter, Games de celular, precisamos usar as boas "armas" à nossa disposição.



2 comentários:

  1. depois me empresta? adoraria lê-lo!
    ótimo post! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Li o prólogo e pareceu bem legal mesmo. Depois que eu terminar de ler tudo que tenho que ler para a pós vou pegar emprestado!

    ResponderExcluir